Click here for Myspace Layouts

OBJETIVO

O Projeto Mais Educação de Marcondésia, traz uma proposta privilegiada, uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma nova perspectiva do tempo de permanência na Escola. Este período de permanência dos alunos na escola é preenchido com aulas de espanhol , esportes ( futebol, vôlei, judô), Informática, aulas de Artes ( visuais, musicais, teatro, dança ), e ainda literatura, jogos matemáticos, laboratório de rádio locução, educação para cidadania, ajuda nas tarefas sempre acompanhado por educadores especializados.Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o Período Integral busca a conquista dos quatro pilares da Educação: - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a conviver - Aprender a ser.

Faz parte de uma proposta para fortalecer na criança e no adolescente uma imagem positiva de si, descobrindo suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade.

Educação para Cidadania

Atividade Científica e Cultural: Parque Ecológico "Gustavo Simioni"

De forma simples, buscamos mostrar para nossos alunos do projeto Mais Educação de Marcondésia que, a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat), e em conseqüência, as influências que uns causam aos outros.

Com esta definição, fica clara a compreensão que temos a frente um vasto campo de conhecimento, e que na realidade não se compõe de uma ciência isolada, mas está presente em todas as nossas ações e disciplinas de estudo, podendo dizer que todas as matérias disciplinares da escola estão ligadas a ecologia e ao meio ambiente.
Pode se limitar aos seus conceitos específicos, mas sua magnitude fica clara nas relações com a física, química, botânica e nosso dia a dia, principalmente com a economia e relações sociais.
Mesmo sendo especialista em arte educação, podemos dar nossa parcela de ajuda, especialmente quando nós consideramos "ser vivo" a se relacionar com o resto do universo e nesta equação simples o "eu", ir garantir a importância de "nós", e o universo pode ser visto como a somatória dos nossos "ecossistemas".
A Ecologia deve ser entendida como algo pessoal para o bem coletivo.
Não somente os animais e vegetais relacionam-se entre si e o ambiente em que vivem, o ser humano também faz parte desta comunidade.
Infelizmente, ao longo do tempo, o homem provocou mudanças nos diversos ecossistemas, a maior parte das vezes, de uma maneira negativa.
Contudo, devido à sua inteligência e habilidade, possui também capacidade suficiente para solucionar os problemas que ele mesmo criou, gerando soluções, propondo modelos e aplicando estes conceitos.
Sendo assim, a ecologia deve ser entendida como algo pessoal, através de uma verdadeira participação. Cada um de nós pode lutar por ela de uma forma positiva, agindo nos diversos ecossistemas.
Com esse objetivo, buscamos levar nossos alunos do 1º ao 4º ano, ao parque ecologico Gustavo Simioni, na cidade de Sertãozinho, para uma vivencia na prática, daquilo que eles vivenciam na sala de aula. Observaram que é possivel uma integração entre o homem  e a natureza, sem que um não destrua o outro.
O dia foi bem produtivo, com caminha pelas vias no parque, uma visita à uma estação de ecologia dentro do parque, e despois um agradável e refrescante banho de rio. Logo depois do almoço, foi propiciados aos alunos um passeio de pedalinho pelo rio.
Acreditamos que foi muito construtivo este encontro entre os alunos e a natureza.
Aula direcionada pelo professor Rogério Bucci

Veja algumas fotos:

estação ecológica

vista do parque

brinquedos

caminhada

caminhada

passeio de pedalinho


banho de rio




VISITA AO MUSEU DO CAFÉ E MUSEU GERAL
CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Breve histórico:

O Museu Histórico e de Ordem Geral "Plínio Travassos dos Santos" (denominado pela Lei Municipal n.º 1.750, de 06 de março de 1963), originou-se por iniciativa do seu patrono Plínio Travassos dos Santos no ano de 1938. Com o objetivo de criar um Museu em Ribeirão Preto Plínio começou a recolher elementos para a formação do acervo inicial. Nesse princípio, todo o material conseguido, a maioria por doação, era recolhido em sua residência. Mais tarde, por falta de espaço, distribuiu algumas peças, principalmente aquelas de caráter decorativo como pinturas, esculturas, desenhos e cerâmicas, pelas dependências da Prefeitura. Já com um considerável número de peças, este acervo foi transferido para uma sala no Bosque Municipal (à rua Tamandaré), onde permaneceu de 1948 a 1949.
A criação do Museu foi oficializada através da Lei Municipal n.º 97, de 01 de julho de 1949. O acervo foi transferido, provisoriamente, para um prédio existente na Praça Santo Antônio (sede do Departamento Municipal da Cultura)e aberto ao público em 28 de novembro de 1950.
Ainda em 1950, o Município recebeu por empréstimo a casa sede (antigo solar Schmidt) da Fazenda Monte Alegre. Este imóvel e a área circundante foram posteriormente doados (em regime de comodato) ao Município mediante autorização legal datada de 1956 e escritura lavrada em 05 de janeiro de 1957.
Em 28 de março (data em que se comemorava o aniversário da cidade) de 1951, instalado definitivamente no antigo Solar Schmidt, o Museu foi inaugurado, com as seções: Artes, Etnologia Indígena, Zoologia, Geologia e Numismática.
Fonte de Pesquisa:

Visando vivenciar as aulas com temas sobre formação de carater, virtudes e trabalho em sociedade, realizamos uma atividade cientifica e cultural à cidade de Ribeirão Preto, com uma visita ao museu do café. Buscando o passado para entendermos o presente e melhorarmos o futuro, os alunos puderam ver um pouco sobre a história de nossa região e o ciclo do café aqui presente. 

Aula direcionada pelo professor Rogério Bucci

Veja algumas fotos:



 

UM PONTO DE VANTAGEM SER RESPONSÁVEL
PROFESSOR ROGÉRIO BUCCI
17/10/2011

Liberdade X Responsabilidade

O homem é livre, mas nem por isso deve fazer tudo o que lhe passa pela mente.
Antes de agir, a pessoa sensata pensa, reflete e mede as conseqüências de seus atos, lembrando-se de que terá que prestar contas deles:

• perante a própria consciência;
• perante o grupo em que vive;
• perante as leis;
• perante Deus.

Temos, portanto, liberdade de agir mas com responsabilidade.

Elas se completam. Uma não anda sem a outra.
A palavra responsabilidade vem do latim e significa responder.

Responder pelo quê?

Por tudo o que fazemos ou deixa­mos de fazer.
Cada um tem que arcar com as conseqüências do que faz. Caso con­trário será impossível vivermos bem em sociedade.

A medida que vamos crescendo, nossas responsabilidades também vão aumentando.
Quando éramos pequenos, poucas responsabilidades tínhamos. Dependíamos em quase tudo de nossos pais.

Agora, porém, a vida está ficando cada vez mais séria e exigente. Senão vejamos:
 É preciso levantar num horário determinado;
 É preciso ir para a escola;
 É preciso estudar todos os dias.
 É preciso obedecer às autoridades.
 É preciso respeitar as pessoas.
 É preciso fazer cada coisa em seu tempo e lugar.
 É preciso tomar cuidado com a saúde.
 É preciso cumprir os deveres religio­sos e cívicos.
 É preciso respeitar o que é dos Outros.
 É preciso ...

É dever de todo jovem educar-se para a responsabilidade, Cumprindo desde cedo as obrigações e deveres que a vida lhe impõe: obrigações de filho, de irmão, de colega, de aluno, de jovem cidadão.

Se assim o fizer, o jovem estará se preparando para assumir responsabilidades maiores que aparecerem ao longo de sua vida, tais como:
• a de constituir uma família
• a de educar os filhos;
• a de desempenhar, a contento, um emprego;
• a de assumir um cargo público;
• a de administrar os bens públi­cos;

Na família, na escola, no grupo so­cial em que vive, se cada um for res­ponsável, tudo correrá bem. Porém, se alguns não levarem a sério suas obri­gações, o grupo será prejudicado.

Individualmente, comente as ações das personagens dos quadrinhos abaixo, sob o ponto de vista da responsabilidade ou irresponsabilidade.









18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Violencia sexual, é a situação em que a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de adultos ou mesmo de adolescentes com idade maior do que a vítima para cometer a violência.
A violência sexual se dá por meio de diversas maneiras, dentre elas:
- Agressão sexual ou sem violência física;
- Toques;
- Relação sexuais sem consentimentos;
- Exivição ou utilização de crianças e adolescentes como modelos em imagens e fotos eróticas;
- Conversas impróprias para a idade da criança.



COMO IDENTIFICAR
ALGUNS DOS SINAIS DE POSSÍVEL OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL?

* Aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis, hematomas, dor inchaço e sangramento nas áreas genitais e anais;
* Palavras e gestos referentes à atividade sexual, que não estão de acordo com a idade da criança.
* Comportamento como tirar a roupa, tocar outras crianças, brinquedos ou animais nas áreaa genitais;
* Sentimento de medo e rejeição com relação a alguns adultos;
* Mudança súbita de comportamento, sentimento de culpa, vergonha excessiva, medo, oscilação de humor, comportamento autodestrutivo ou suicídio e agressividade;
* Regressão no comportamento: a criança/adolescente volta a chupar o dedo, fazer "xixi" e "cocô" na roupa, fala como bebê.



O QUE OS PAIS DEVEM FAZER PARA PREVENIR O ABUSO SEXUAL:

* Estar bem informado sobre a realidade do abuso sexual contra criança;
* Ouvir seus filhos acreditar neles, por mais absurdos que pareçam os fatos que estão contando;
* Dispor de tempo a seu filho e dar-lhe atenção;
* Saber com quem seus filhos estão ficando nos momentos de lazer;
* Conhecer seus colegas e pais deles;
* Procurar informar-se sobre o que sabem e como lidam com a questão da violência e abuso sexual os responsáveis pela creche, pela escola, pelos programas de férias. Faça o mesmo com seu pediatra, conselheiro religioso, a empregada e a babá;
* Entre 18 meses e 3 anos ensine, a ele ou ela, o nome das partes do corpo;
* Entre 3 e 5 anos converse com eles sobre as partes privadas do corpo ( aquelas cobertas pela roupa de banho ) e também como dizer não. Fale também sobre a diferença entre o " bom toque eo mal toque";
* Após cinco anos a criança deve ser orientada sobre sua segurança pessoal e alertada sobre as principais situações de risco;
* Após oito anos deve ser iniciada a discussão sobre os conceitos e as regras de condulta sexual que são aceitas pela família e fatos básicos da reprodução humana.

O MELHOR CAMINHO É ENSINAR A CRIANÇA SE PROTEGER

   A VIOLÊNCIA SEXUAL É CRIME E DEVE SER DENUNCIADA

         VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES




O SILÊNCIO NÃO É UMA OPÇÃO   DENUNCIE!!!


CONSELHO TUTELAR: 17  3361-1110  /  17 8132-9025



ATIVIDADE CIENTÍFICA E CULTURAL
VISITA A BOMBAS LEÃO S/A

Trabalhando a importância da organização em nossa vida, nas aulas de educação para cidadania, os alunos do projeto mais educação do distrito de marcondésia, foram fazer na prática uma atividade cientifica e cultural na Empresa Monte-azulense Bombas Leão. Com o intuito de mostrar como devemos ser organizados em nossa vida, os alunos puderam comprovar isto tudo com o trabalho organizacional da bombas leão, puderam ver que para conseguimos nossos objetivos devemos procurar nos organizar, assim como diz  frase abaixo:


Título: Porque é importânte ser organizado?


"Então a organização pessoal, que reflete na sua atitude diária, faz você alcançar os seus objetivos: você sabe o que deve fazer, quando fazer, porque fazer e principalmente quando acionar os outros para que tudo se movimente, seja para chegar até você ou para ir além de você."


As aulas foram em forma de debate, onde os alunos conversaram sobre o assunto e vivenciaram isto tudo na prática.
Uma das atividades propostas foi a de se iniciar uma refeição ( almoço ) sem ter no mínimo organização. A proposta foi, vamos almoçar iniciando com a sobremesa, passando para o acompanhamento ( uma carne ), logo em seguida para o feijão, para o arroz e por fim a salada. Os alunos relataram que sentiram enjoo. A segunda proposta foi quando chegarem em casa e forem tomar banho, que o banho se inicie lavando os pés, as pernas, o tronco, os braços, o rosto e por fim os cabelos. O relato foi que que sentiram mal, o sentimento foi de estarem sujos depois do banho.
Comprovaram que existe organização em tudo, e que devemos procurar organizar melhor nossa vida, para termos bons resultados no final.

Algumas fotos da visita à Bombas Leão:




















TEXTO - PORQUE É IMPORTANTE SER ORGANIZADO?

Utilizar-se da organização é mais que uma necessidade, é uma exigência mínima de mercado para que você seja considerando como membro de fato de uma equipe.
A organização demonstra que você se preocupa com tudo em que está envolvido e principalmente, se preocupa com os outros, pois quem dela se utiliza:
- sempre está seguro de que as informações, pelas quais é responsável, estão disponíveis a qualquer tempo;
- cumpre suas tarefas e sabe onde está;
- comanda os próprios movimentos sabendo muito bem da onde veio e para onde vai, e por fim,
- tem consciência da importância daquilo que está fazendo e o impacto que tem sobre as atividades dos outros.
Um passo importante na direção do efetivo posicionamento profissional é se organizar, porque define como você entende a palavra comprometimento.
Quando a pessoa se organiza ou busca se organizar deixa claro para os outros que trabalha para o time e que não apenas está comprometida consigo mesma, e ainda expõe que pensa nos impactos que causa sobre as atividades dos outros.
Quem não entende isso e não se preocupa em se organizar, naturalmente acaba por ser excluído da equipe ou direcionado à execução de tarefas extremamente simples e operacionais, ou seja, de fácil substituição.
Não importa se você é o "supra-sumo" da solução tecnológica, ou o gênio da estratégia, no fim das contas, ninguém vai querer atuar com você se você não se importa, porque todo e qualquer trabalho, é um trabalho em equipe, que depende, que precede, que sucede.
Atuar de forma organizada é como fazer uma aliança com os outros para crescer e ser percebido como um excelente apoiador do grupo. Seja você um estagiário ou um poderoso diretor de TI.
No mundo dos negócios, ser organizado é uma diferenciação. Parece pouco, mas na verdade não é.
Muitos se esquecem que são nos pequenos gestos e atitudes, que se alcança o quê se quer.
Então a organização pessoal, que reflete na sua atitude diária, faz você alcançar os seus objetivos: você sabe o que deve fazer, quando fazer, porque fazer e principalmente quando acionar os outros para que tudo se movimente, seja para chegar até você ou para ir além de você.
Este é segredo do que parece ser um simples movimento, e na verdade é a demonstração de como você está comprometido.
Se você encontra dificuldade em se organizar, procure apoio em quem faz isso muito bem, porque nada melhor do que seguir um bom exemplo, e crie a sua própria metodologia, que seja uma forma clara e adequada para você mesmo.
O importante é você se organizar e trabalhar focando o resultado de todos. Assim, você recebe o apoio de todos para o seu trabalho, porque apoia o trabalho de todos.
Não perca tempo achando que você é o "centro do mundo", e que você define o quê cumprir ou não, quando cumprir ou não ou para quem você vai cumprir ou não.
Nunca seja daqueles que adoram mostrar que atuam bem para quem tem "estrelas no ombro" quando, na verdade, todo mundo merece a sua atuação correta, seja o porteiro ou o presidente.
Você tem o direito de ser seu próprio centro, mas não o dos outros.
Organize-se para buscar o que você quer e conquiste o respeito e o apoio dos outros por isso.