Acredito que a teoria educacional mais bem aceita em música é aquela que considera que "os alunos são herdeiros de um conjunto de valores e práticas culturais, e devem aprender informações e habilidades relevantes que permitam a sua participação em atividades musicais cotidianas.
A escola é agente importante nesse processo de transmissão e a função do educador musical é a de introduzir os alunos em reconhecidas tradições musicais" (Swanwick, 1988, p.10).
Um exemplo dessa teoria se encontra na obra de Zoltan Kodály (1882-1967), importante compositor e educador musical húngaro. O compositor dedicou grande parte de sua imensa capacidade criativa à edificação de um sistema de educação musical amplo e acessível a todos. Kodály estava preocupado primeiramente com o amador musicalmente literato, e desejava criar um sistema educacional em que as pessoas aprendessem música como qualquer outro aspecto a ser desenvolvido no ser humano, visando a sua formação integral. O método que resultou desse esforço tem sido utilizado amplamente no seu país natal e enfatiza o uso da voz e de elementos do folclore nacional (no seu caso, húngaro).
Da mesma forma, Villa-Lobos (1887-1959) era uma tradicionalista e estava preocupado com a elevação artístico-musical do povo brasileiro. Ele acreditava que se todos estudassem música nas escolas estar-se-ia contribuindo para transformá-la numa vivência cotidiana e formando um público sensibilizado às manifestações artísticas. O compositor participou ativamente do projeto de desenvolvimento do canto orfeônico e tinha como objetivo primordial auxiliar o desenvolvimento artístico da criança e produzir adultos musicalmente alfabetizados.
Ao contrario do que frequentemente se pensa, nenhum dos dois compositores definiu uma metodologia própria. Limitaram-se a expressar as suas idéias a respeito do estado da educação musical nos seus respectivos países e de suas possibilidades futuras. Eles compartilhavam objetivos e, em alguns casos, propostas de solução. Em locais e situações diferentes, estabeleceram uma filosofia educacional baseada nos seguintes princípios:
A musica é um direito de todos.
"A todo o povo assiste o direito de ter, sentir e apreciar a sua arte, oriunda da expressão popular ..." (Villa-Lobos, 1946, p.498)
"Em 1690 ... a idéia de que todos poderiam aprender a ler e escrever a sua própria linguagem era no mínimo tão ousada quanto a idéia de que todos podem aprender a ler música." (Kodály, 1954, p.201)
A educação musical é necessária para o desenvolvimento pleno do ser humano.
"A música, eu a considero, em princípio, como um indispensável alimento da alma humana. Por conseguinte, um elemento e fator imprescindível à educação da juventude." (Villa-Lobos, 1946, p.498)
"Nenhuma outra disciplina pode servir ao bem estar da criança - físico e espiritual - tanto quanto a música." (Kodály, 1929, p.121)
- A voz cantada é o melhor instrumento de ensino porque é acessível a todos.
Acreditando nisto é que nós do Projeto Mais Educação de Marcondésia, nos baseamos o ensino do canto coral dentro da educação musical, " a voz é um instrumento acessível a todos", e que por meio dela podemos cantar nossas alegria s e tristezas.
O professor de Música Rogério Bucci procura abordar, aspectos do nosso cancioneiro popular, trazendo as músicas de época para os ritmos de agora, fazendo uma abordagem com as crianças " do antes e o agora ". Podendo assim observar que é bom buscar nas músicas "antigas" uma chance de aprenderem nossa história musical.
Trabalha com os alunos o conhecimento musical amplo, onde podem aprender por meio do canto, a musicalização, o som e seu significado, instrumentos musicais e sua aplicação, música e instrumentos folclóricos a História da música popular brasileira.
As atividades estão divididas em etapas, iniciando com o primeiro ano com musicalização, conscientizado sobre a escutar sonora. Já com o segundo ano é trabalhado as fontes sonoras e sua propagação. O terceiro ano trabalha os instrumentos na orquestra e sua utilização. O quarto ano vivencia o nosso folclore musical e seus instrumentos e canções. O quinto ano trabalha com a história da MPB.
Todos os trabalhos são de forma lúdica e divertida, onde podem vivenciar e registrar as descobertas em folhas de papel.